Pontos & Linhas
DIY ARTESANATO
Entre o Carnaval e a Páscoa,Valentine's day.(Dia dos namorados em Fevereiro)
Um padre de Roma chamado Valentim, que se tornou um mártir em 270 A.D.Ele viveu no Império Romano, sob a época de Claudius. Num tempo em que os homens recusavam a ir ao Exército por não querer deixar suas esposas em casa, ou menos deixá-las viúvas indo lutar numa guerra. Claudius proibiu a população de se casar. Os jovens se indignaram com a medida, considerando-a cruel. Valentim achou aquilo não só cruel, mas impróprio, para seu oficio já que era sacerdote, passou então a casar as pessoas secretamente. Em locais muito escondidos, sem convidados numa cerimônia silenciosa e discreta.
Descoberto e preso, foi condenado á morte. Enquanto aguardava a sentença no cárcere as pessoas mandavam bilhetes, flores pela janela do calabouço. A notícia de sua captura se espalhou, e muitos iam ter com ele nas janelas da prisão. Foi então que a filha de um dos guardas quis conhecê-lo pessoalmente. Passaram horas conversando na cela. E isso se repetiu muitas vezes. Valentim suportou a prisão graças a isso. No dia da execução, Valentim deixou um bilhete para a moça: “Amor, de seu Valentim”. Ele foi executado em 14 de Fevereiro de 264 da Era Cristã. Mas o seu gesto de entregar um bilhete de “amor” virou um símbolo. Desde então trocar bilhetes, palavras e objetos seguidos de declarações de amor se tornaram uma prática rápida em Roma. Maneira encontrada pela população num protesto a Claudius quanto ao impedimento às pessoas de se amarem.
A própria identidade de Valentim é um tanto confusa. Não se sabe como tudo começou. Os costumes deste feriado religioso ficaram interligados com ocasiões mais conhecidas como o "the Roman Feast of Lupercalia”.
Este festival era dedicado ao Deus Pastoral Lupercus e à Deusa do Amor Juno.
Também conhecida como a Deusa das Mulheres e do Casamento.
O feriado de 14 de Fevereiro era um feriado dedicado a Juno.
No dia seguinte, 15 de Fevereiro, começavam o "Festival de Lupercalia", que era dedicado a muitos Deuses e Deusas.
Os meninos e meninas viviam completamente separados.
Durante o Festival os meninos sorteavam uma de menina de um vaso, tornando-se parceiros durante o Festival. Os pares dançavam e brincavam juntos.
Às vezes os pares ficavam juntos durante o ano todo, apaixonando-se e casando.
Tais festivais pagãos foi objeto de preocupação da Igreja Católica. O Papa Gelasius transformou o 14 de fevereiro no “Dia de Valentim” em 498 a.C. Durante a Idade Média tal data se fundiu ao que começaram a considerar o “dia dos apaixonados”.
Nos Estados Unidos o“Valentine’s Day”, foi introduzido em 1700. Há historiadores que apontam que os cartões impressos, do “Valentine’s Day”, começaram a aparecer a partir de mais ou menos 1840, por conta da artista Esther Howland.
Já no Japão existem dois dias dos namorados. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o presente.
Aquí algumas sugestões de cartões para a data.Invente,cole,recorte,faça envelopes de tecido como organza,perfume com essência de rosas bem á moda antiga.
Molde de Envelope.