Pontos & Linhas
DIY ARTESANATO
Feliz Natal Pelo Mundo
Suécia: SAUDAÇÃO:"God Jul". O Natal na Suécia é dos mais típicos e tradicionais, em especial porque o país está situado no extremo norte da Europa e sempre tem um Natal coberto de neve. Na Suécia é costume enterrar, no dia 25 de dezembro, uma semente de cevada. Quando chega a germinar, o que não é nada fácil, o acontecimento é considerado prenúncio de boas colheitas.
O Natal em Portugal: SAUDAÇÃO:"Boas Festas". O Natal é uma dos festejos mais importantes no país. Em Portugal, as celebrações têm um grande pendor religioso. No entanto, o aspecto mais importante e que predomina é da festa da família, ocasião para por as desarmonias de lado, voltar ao local de procedência e comemorar com os pais, avós e outros familiares. A comemoração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro com a Missa do Galo. O objetivo é festejar o nascimento de Jesus Cristo, que a Igreja Católica atribui a este dia. Os fiéis vão à Igreja para a cerimônia, voltando após para a sua casa onde se reúnem para a ceia e abrem os presentes. A denominação de Missa do Galo deve-se à lenda que afirma que um galo cantou nessa hora para anunciar o nascimento de Jesus Cristo.
O Natal na Espanha: SAUDAÇÃO:"Feliz Navidad". O verdadeiro Natal só começa no dia 22 de dezembro que é o dia em que se realiza o sorteio da Loteria de Natal. Este sorteio é o mais importante do mundo pela sua propagação em toda a Espanha. Esse é o ponto de partida do Natal. A tradição da Nochebuena (noite antes do Natal) é totalmente familiar, por costume, os bares e restaurantes não abrem nessa noite. Faz-se uma ceia em família, com menu variado, sendo o mais comum o marisco ou as aves. As sobremesas, são torrões e tortas, alguns doces de origem árabe com amêndoas e mel. Às 12 horas, os católicos praticantes, dirigem-se à igreja para a tradicional Missa do Galo.
O Natal na França: SAUDAÇÃO: "Joyeux Noel". Feirinhas natalinas, concertos nas igrejas, a espera de Papai Noel e os pratos peculiares são algumas das tradições natalinas francesas. Os franceses, como bons mestres da melhor cozinha, preparam com requinte a ceia de Natal. É comum comer patê de fígado de ganso, uma espécie de embutido de cor branca que se chama "boudin blanc” e peru assado. Como sobremesa, se serve “la bûche de Noël”, um pastel em forma de tronco recoberto de chocolate e recheio de creme ou trufa.
O Natal na Alemanha: SAUDAÇÃO:"Frohliche Weihnachten". A Alemanha é o país que, de acordo com os historiadores, viu nascer a árvore de Natal por volta do século VIII e, portanto os pinheiros adornados enfeitam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de Dezembro.
O Natal na Grécia: SAUDAÇÃO:"Eftihismena Christougenna". As Festas na Grécia são comemoradas com sobriedade. O São Nicolau é importante na Grécia por ser o santo padroeiro dos Marinheiros e navegantes em geral.
O Natal na Polônia: SAUDAÇÃO:"Boze Narodzenie". Para os poloneses, a véspera de Natal é um momento do recolhimento e de harmonia com a família. Na Polônia, as tradições natalinas tem como maior característica a construção de presépios em casas, igrejas, em praças das cidades, e nas vitrines das lojas, assim como nos ambientes de trabalho, entre outros.
NATAL NA LAPÔNIA: SAUDAÇÃO:"Hauskaa Joulua". A região da Lapônia, na Finlândia, consta na história como a terra da lenda do velho Nicolau, o Papai Noel. O mais interessante é que o Papai Noel da Lapônia recebe aproximadamente 700 mil cartas por ano, de cerca de 150 países, com pedidos de presentes, principalmente brinquedos.
Em todo o universo constatamos que as festividades natalinas apresentam características próprias e culturais, porém eivadas do cunho mercantil. Cabe a nós, nestes dias de confraternização natalina abdicar dessa cultura mercantilista que nos foi imposta e pregar que Jesus não está indefeso numa manjedoura, mas que nasceu, cumpriu todo o propósito de Deus, morreu, ressuscitou e hoje reina sobre nossos corações e pensamentos pelo poder do Espírito Santo, que está em nós como Senhor de nossas vidas.
O Natal é a maior e mais aguardada festa no mundo todo. Apesar do intuito e espírito natalino serem os mesmo, ainda existe diferenças na hora da comemoração ou das tradições em cada um dos países ao redor do globo terrestre. E é bom conhecer e se familiarizar com as outras tradições para poder explicar ao seu filho se ele perguntar ou reparar em alguma imagem diferente na televisão.
Na Finlândia há uma estranha tradição de frequentar saunas na véspera do Natal. Outro ritual preservado no país é o de visitar os mortos para homenageá-los durante a noite.
A Rússia comemora o natal no dia 7 de janeiro. Durante o regime comunista as árvores de natal foram proibidas no país. Elas eram substituídas por árvores de ano novo. Segundo as tradições, a ceia deve ser regada a muito mel, grãos, frutas e nenhuma carne.
O natal africano acontece durante o verão – igual ocorre no Brasil Devido ao calor de mais de 30 graus, as ceias acontecem ao ar livre, fora das casas, em uma mesa colocada no jardim ou no quintal. As árvores de natal e os tão aguardados presentes são quase que obrigatórios.
Na terra da Rainha, a Inglaterra o natal e suas tradições são levados muito a sério. Presentes, árvores de natal e músicas natalinas são mais comum no país inglês do que em qualquer outra parte do mundo. Eles já comemoram há mais de mil anos a data.
No Iraque os poucos cristãos que vivem lá comemoram muito pouco o natal. Geralmente faz-se uma leitura da bíblia em família. Há também o “toque da paz” que segundo as tradições iraquianas é uma benção recebida pelas pessoas através de um padre.
Já na terra dos cangurus, a Austrália o natal é usado para lembrar as raízes britânicas. A ceia inclui o tradicional peru e os presentes são distribuídos no dia 25. Devido ao clima ser muito quente, os australianos comemoram a data na praia. E por fim, no Japão onde somente 1% da população é cristã, o natal ganhou força graças a influência americana depois da segunda guerra mundial.
Desenjando um feliz natal em diversas línguas
Aprenda a desejar um feliz natal aos que estiverem ao seu redor nessa data tão especial, sejam eles japoneses, gregos, franceses, russos, tailandeses...
África: Rehus-Beal-Ledeats
Arábia: Idah Saidan Wa Sanah Jadidah
Argentina: Feliz Navidad
Armênia: Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand
Brasil: Boas Festas e Feliz Ano Novo
Bulgária: Tchestita Koleda; Tchestito Rojdestvo Hristovo
Chile: Feliz Navidad
China: (Cantonese) Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun
Colômbia: Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo
Croácia: Sretan Bozic
Holanda: Vrolijk Kerstfeest en een Gelukkig Nieuwjaar!
EUA, Inglaterra e países de lingual inglesa: Merry Christmas
França: Joyeux Noel
Grécia: Kala Christouyenna!
Hungria: Kellemes Karacsonyi unnepeket
Indonésia: Selamat Hari Natal
Iraque: Idah Saidan Wa Sanah Jadidah
Irlanda: Nollaig Shona Dhuit, or Nodlaig mhaith chugnat
Itália: Buone Feste Natalizie
Japão: Shinnen omedeto. Kurisumasu Omedeto
Coréia: Sung Tan Chuk Ha
Latim: Natale hilare et Annum Faustum!
Lituânia: Linksmu Kaledu
Macedônia: Sreken Bozhik
Noruega: God Jul, ou Gledelig Jul
Papua Nova Guiné: Bikpela hamamas blong dispela Krismas na Nupela yia i go long yu
Peru: Feliz Navidad y un Venturoso Año Nuevo
Filipinas: Maligayan Pasko!
Polônia: Wesolych Swiat Bozego Narodzenia ou Boze Narodzenie
Portugal: Feliz Natal
Romênia: Sarbatori vesele
Rússia: Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom
Sérvia: Hristos se rodi
Slovaquia: Sretan Bozic ou Vesele vianoce
Tailândia: Sawadee Pee Mai
Turquia: Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun
Ucrânia: Srozhdestvom Kristovym
Vietnam: Chung Mung Giang Sinh
Yugoslavia: Cestitamo Bozic
A festa do Natal foi introduzida na Igreja Romana no século IV pelo o Papa Júlio I estabelecendo oficialmente o dia 25 de Dezembro a data oficial do nascimento de Jesus Cristo.
Entretanto é no século V, que é estabelecida oficialmente como festa cristã.
Árvore de Natal está presente no mundo inteiro como uma das tradições mais marcantes .
Itália “Buon Natale". Após a ceia as pessoas aguardam a chegada da meia noite para se dirigirem a igreja mais próxima a missa do Galo.
As festas se concluem com a "Epifania", dia 6 de Janeiro,em que a Befana traz os presentes para as crianças. Dia em que os reis magos deram presentes ao Menino Jesus.Incensso,Mirra e Ouro.